________________________________________________________________________________
Como indústria e varejo podem crescer de forma sustentável
A união do conhecimento que a indústria e o varejo têm sobre suas alavancas de crescimento destrava a expansão das vendas e oferece um processo de desenvolvimento sustentável sendo até é possível obter resultados de curto prazo.
Um tema sempre presente nas discussões estratégicas do varejo e da indústria é a necessidade de crescer de forma sustentada. É importante) trabalhar táticas para expansão das vendas em ações de curto prazo, mas o que realmente leva a empresa a se destacar no mercado é sua capacidade de se manter em crescimento por anos a fio. E, para isso, é importante ir além das fronteiras da própria empresa e buscar novas possibilidades.
ndústria e varejo têm um interesse comum: vender mais. A indústria vai procurar aumentar sua presença em cada um de seus varejistas clientes. Para isso, existem duas formas: tomar market share dos concorrentes ou ampliar o gasto dos clientes naquela categoria. Pegar um pedaço maior da torta ou fazer com que a torta fique maior. Do ponto de vista do varejista, porém, o que importa é o tamanho da torta: para ele é mais importante aumentar as vendas de toda a categoria, já que o crescimento da participação de mercado de um fornecedor, em detrimento de um outro, não altera seu faturamento.
O varejo não tem interesse em negociar com a indústria ações que sejam um jogo de soma zero (em que um fornecedor ganha espaço enquanto outro perde). Dessa forma, se a indústria não encontrar uma forma de trabalhar de forma colaborativa com o varejo, dificilmente sustentará um ganho de crescimento de suas marcas. O caminho é atuar em parceria.